Feminismo  & Cristianismo

Feminismo & Cristianismo

Os debates relacionados ao feminismo estão presentes em diversos contextos sociais, incluindo o religioso. Não é de hoje que muitas mulheres que professam a fé cristã ficam em dúvida se feminismo e cristianismo podem andar juntos.


O feminismo é um movimento político e social que busca a igualdade de gênero, luta pelos direitos da mulher e combate a violência contra a mulher.


As religiões cristãs são patriarcais e a maioria ignora a força e o papel da mulher.


Cerca de 40% das católicas e 38% das evangélicas brasileiras se declararam feministas, segundo pesquisa do DataFolha divulgada em abril de 2019.


A Igreja Católica diz que mulheres não podem ser ordenadas para o sacerdócio, conduzir missas ou liderar paróquias pois Jesus teria ordenado essa função, apenas aos homens, já entre os evangélicos a interpretação é outra, baseiam se na passagem de Lucas 10:42, onde Jesus diz que a Marta que Maria escolheu a boa parte e não lhe será tirada, sendo assim, nas igrejas evangélicas as mulheres podem ser pastoras, mas ainda assim, a maioria das liderança religiosas é masculina.


Enquanto esteve na terra, Jesus foi um homem revolucionário, rompeu com várias regras de sua época, sempre pregando sobre, liberdade, amor e respeito, ensinando a amar o próximo como a si mesmo.


Em algumas passagens bíblicas Jesus dirige-se às mulheres com amor e compreensão, como a Samaritana, a quem não repreende por sua vida pregressa (jo 4.7). Em outra passagem com Maria Madalena, disse Jesus: “Aquele que dentre vós estiver sem pecado, seja o primeiro que lhe atire pedra” (joão 8.7).


As mulheres do tempo de Jesus era totalmente desvalorizadas e tratadas como mercadorias, por todos os homens, o único papel da mulher, era se casar, ter filhos e cuidar dos afazeres domésticos.


Na época não existia o termo feminismo, mas Jesus já trazia a mulher para um novo contexto, mostrando que para Deus não existe distinção entre homens e mulheres, o que atualmente é a principal pauta do feminismo, a igualdade social e de direitos para as mulheres.


Tudo isso exposto, podemos afirmar que: SIM é possível ser cristã e feminista.


Porque todos sois filhos de Deus pela fé em Cristo Jesus.


Porque todos quantos fostes batizados em Cristo já vos revestistes de Cristo.


Nisto não há judeu nem grego; não há servo nem livre; não há macho nem fêmea; porque todos vós sois um em Cristo Jesus."


Gálatas 3:26-28